domingo, 2 de maio de 2010

PNEP - Sessão tutorial XI - "Conhecimento Explícito da Língua"


Get a Voki now!

• A professora iniciou a actividade dizendo que os alunos iriam ouvir uma história de um livro cuja autora conheciam muito bem. Depois de lido o texto, que está inacabado, os alunos foram convidados a comentar a história. A professora conduziu os alunos à conclusão de que o texto estava repleto de adjectivos e que a sua autora “A bruxa Berta”, (personagem criada para o desenvolvimento da oficina temática III: “O desenvolvimento da consciência linguística e a sua relevância na aprendizagem inicial da leitura e da escrita”) tinha uma adjectivite. De seguida, a professora disse que a Bruxa Berta pediu-lhe ajuda mais uma vez pois não sabia como livrar-se de tal doença. A professora explicou aos alunos que a Berta procurou médicos, mas que apenas encontrava médicos do coração, médicos da garganta, médicos dos ossos, enfim médicos que apenas sabem curar as maleitas do corpo e que não havia ninguém que tratasse de uma adjectivite. Após muito tempo de procura encontrou um cientista na Terra das Palavras, que prometeu que ia estudar o seu caso: o cientista “Sabichão”.
• A professora convidou os alunos a visualizar um Voki que o cientista “Julião Sabichão” mandou para o blog da escola. Neste Voki, o cientista pede aos alunos ajuda, pois perdeu os seus óculos e não consegue organizar as palavras. Os alunos terão que realizar duas tarefas: separar por caixinhas as palavras que vêm dentro de um baú (palavras da história) e realizar umas tarefas (os protocolos que elaborou no seu laboratório gramatical) que irão chegar por correio. (Neste momento, a auxiliar da escola, entrou na sala e disse aos alunos que tinha chegado um envelope pelo correio para eles). A professora leu a carta e distribuiu as fichas aos alunos.

• Os alunos realizaram a primeira prova e esta não foi fácil de todo. Os alunos explicitaram procedimentos e separaram por caixinhas as palavras, ou seja, separaram as palavras por classes de palavras. A seguir, colectivamente, os alunos analisaram as etapas, compararam e testaram; e efectuaram as conclusões no quadro e registaram as mesmas nas fichas do laboratório gramatical. Depois de realizarem as fichas do laboratório gramatical, os alunos elaboraram um quadro síntese e enviaram por carta ao cientista. A professora abriu novamente o Voki do cientista “Julião Sabichão” com uma mensagem de agradecimento.









Sem comentários: