sábado, 5 de dezembro de 2009

PNEP - O Ensino da Ortografia

Com a V sessão turorial em sala de aula, pretendeu-se levar os alunos do 2º Ano a reflectir sobre a escrita, mais precisamente sobre o domínio das convenções ortográficas, descobrindo os erros que constam nos Lenços dos Namorados, típicos da região.
A professora deu início à actividade apresentando à turma a experiência de aprendizagem a realizar. De seguida, procedeu à formação de grupos de 2 elementos.
Mostrou à turma um Lenço dos Namorados e leu-o. De seguida, distribuiu um lenço para acada grupo, dando algum tempo para que os alunos o analisassem, levando-os a descobrir os erros de ortografia.


De seguida, os alunos foram convidados a corrigir os erros detectados, preenchendo uma ficha para o efeito (detectar, corrigir, reescrever sem erros).



Focalizou-se a atenção dos alunos para os erros ortográficos, levando-os a reflectir e/ou a encontrar explicação ou justificação para os erros encontrados.
De seguida, os alunos foram convidados a escrever a sua quadra (sem erros), numa folha em forma de lenço.


Os lenços foram colocados num cartaz e afixado no painel da sala.

No final, os alunos jogaram o "Letroca".
O jogo consistia em formar novas palavras a partir da palavra "namorados". À medida que descobrissem  novas palavras, registavam-nas numa folha própria.




(PNEP - Ortografia - Alunos do 2º Ano - professora Conceição)

1 comentário:

Prof. Ana disse...

Olá a todos.
A aula sobre ortografia foi muito interessante!
Descobriram, com facilidade, os erros ortográficos e também foram dizendo as regras e escrevendo, correctamente, as palavras.
O cartaz ficou um espectáculo.
Gostei muito.
Parabéns.
Continuem interessados e a descobrir coisas.
Beijinhos