quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PNEP - Sessão Tutorial V - "O Ensino da Ortografia"

Mais uma vez, o 4.º ano teve uma aula no âmbito do PNEP. Como sempre, os alunos adoraram a actividade! Vejamos como foi...
• A professora explicou aos alunos que na experiência de aprendizagem proposta os alunos iriam trabalhar os aspectos da ortografia. A professora procedeu à formação de grupos de 2 elementos.
• De seguida, os alunos ouviram o texto em suporte áudio, recorrendo ao computador da escola. Seguiu-se a interpretação oral do texto, sendo solicitado aos alunos o seu reconto.



• Após a interpretação do texto, a professora deu início à segunda fase da aula: ditado (fragmentado) a pares com recurso ao dicionário (para as palavras de grafia mais difícil). A professora distribuiu ao aluno A uma folha com o texto que ouviram com alguns fragmentos e ao aluno B os restantes. Começou a ditar aquele que tinha o início do texto e parou onde surgiu a primeira lacuna. De seguida, ditou o aluno com a parte seguinte do texto. No final, cada aluno procedeu à correcção do texto, utilizando uma ficha ortográfica para o efeito.


• Para finalizar a experiência de aprendizagem, os alunos realizaram o Jogo da Glória “Ortografia”, para aplicação e treino ortográfico. Para tal, a professora procedeu à formação de grupos de 4 alunos e distribuiu um tabuleiro e as peças do jogo a cada grupo.








2 comentários:

Prof. Ana disse...

Olá.
A brincar, a brincar, fartaram-se de trabalhar! Se não soubessem explicitar as regras ortográficas não avançavam no jogo.
O ditado também foi muito interessante e nem eu fiquei dispensada!
Uf!!!
Estava a ver que era "apanhada"!
Já "trabalharam" os erros que apareceram num dos comentários do blogue? Ou ainda não deram conta?Podem fazer novo jogo: "Caça ao erro".
Beijinhos para todos.

Anónimo disse...

ola!!
eu sou o carlos do 4ºano, gostei muito de realizar o jogo porque foi divertido fazer em grupo, e a nossa professora é muito fixe.