quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PNEP - Sessão tutorial IV - "O ensino da decifração"


Mais uma vez, com todo o agrado e entusiasmo, os alunos do 4.º ano participaram em mais uma aula no âmbito do PNEP. Vejamos como decorreu:
• A professora explicou aos alunos que na experiência de aprendizagem proposta iriam aprender a decifrar mensagens. A professora procedeu à formação de grupos de 2 elementos.
• Distribuiu um texto informativo invertido sobre História de Portugal – “1º Dinastia” a cada grupo de alunos. Os alunos foram convidados a decifrar o texto, dando-lhes o tempo necessário para manipularem o texto invertido e descobrirem sozinhos como ler o texto.


A professora leu uma adivinha que a bruxa Berta escreveu dando-lhes uma pista sobre o objecto que os alunos poderiam usar para melhor o tetxo decifrar. Os alunos foram levados a concluir que o texto estava invertido e que o espelho seria uma preciosa ajuda na sua decifração.

De seguida, cada grupo passou o texto normalmente para uma folha de papel, utilizando um espelho. Posteriormente, foi lido o texto em voz alta por um aluno.

• A professora fez uma breve explicação oral sobre o texto “1.ª Dinastia”, com recurso a mapas da evolução da reconquista cristã e formação de Portugal e de imagens dos reis.



• Posteriormente, os alunos, ainda por grupos, tiveram de responder a um questionário sobre a matéria dada, cujas perguntas estavam também invertidas e às quais os alunos teriam de responder normalmente (com a excepção de uma questão) com a ajuda do espelho.

• Para terminar a experiência de aprendizagem, os alunos jogaram o “Sudoku” versão “História de Portugal”, fazendo, assim, um apanhado sobre os primeiros Povos, vestígios romanos, mapas da evolução da reconquista cristã e reis da 1.ª Dinastia. A professora procedeu à formação de grupos de 4 alunos e distribuiu um tabuleiro do Sudoku, a cada grupo mencionando as regras do jogo.


• Para finalizar, a professora questionou os alunos sobre as actividades propostas e se aprenderam algo de novo, tendo estes respondido positivamente e de forma muito entusiástica.


1 comentário:

Bruno disse...

Olá sou o Bruno.
Gostei muito desta actividade.
Foi muito divretido decifrar o texto.
Tanbém gostei de fazer o pasal.
Quero fazer mais aulas de PENP.
Beizinhos do vosso amigo Bruno