Os alunos do 2º Ano, no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português, desenvolveram mais uma actividade.
Objectivos: Identificar mentalmente o som inicial de palavras; agrupar palavras em função do som inicial: Treino da consciência fonémica.
Através do jogo "A cobra e a vaca vão às compras", os alunos identificaram o som inicial que a cobra faz [s] e o som da vaca [m]
Preencheram a ficha representando o som inicial de cada animal.
Havia um problema, os alunos tinham que ajudar a cobra e a vaca a seleccionar as compras, colocando-as
ao lado de cada saco.
À medida que pegavam no objecto adquirido, diziam o nome. Os colegas identificavam o som inicial e mencionavam em que saco de compras deveria ser inserido.
À medida que iam "comprando", iam enchendo cada saco e escrevendo as palavras, quer no quadro, quer numa ficha de registo.
O Marco, no final das compras, atirou-se para o chão. Entendeu que também fazia parte daquele grupo, pois o seu nome começava pelo som [m].
Através do jogo, foram registando as palavras, ora na ficha da cobra, ora na da vaca.
A actividade resultou muito bem e, posteriormente, descobriram palavras com o som [s] no meio das palavras assim como o som [m]
1 comentário:
Olá meninos.
Gostei muito da actividade. Parece muito interessante esta experiência com os sons. Espero que tenham aprendido muito. Beijinhos a todos e visitem o blogue da minha escola, EB1/JI de Coucieiro: http://saposapinho.blogspot.com/
Assim podemos falar uns com os outros e trocarmos ideias.
Beijinhos
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