segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PNEP - Sessão Tutorial III - "O Desenvolvimento da Consciência Linguística e a sua relevância na aprendizagem da leitura e da escrita”

A experiência de aprendizagem que a seguir é apresentada foi realizada pelo grupo do 4.º ano desta escola. Mostraram empenho e muito interesse pelas várias propostas! Vejamos como foi!
• A professora procedeu à formação de 4 grupos de trabalho de 4 elementos.
• De seguida, professora disse aos alunos que iam trabalhar as qualidades das palavras e que iam brincar com as mesmas.
• A professora pediu aos alunos para se sentarem à beira da salamandra onde estava uma abóbora com uma vela acesa e leu o texto “A bruxinha que não sabia escrever”.
• Depois da referida leitura, seguiu-se a exploração oral do texto e uma pequena interacção verbal sobre a personagem principal da história, no intuito de conduzir os alunos à descoberta das referidas qualidades que estão subjacentes no texto.
• Os alunos retomaram aos seus lugares e no quadro, a professora afixou a imagem da bruxinha Berta e pediu aos alunos para retirarem do “chapéu mágico” (chapéu da bruxa) palavras (adjectivos) e que afixassem no quadro junto à imagem apenas aquelas que qualificavam a bruxa. A professora exemplificou e deu algum tempo para que os alunos fizessem essa descoberta, tendo em conta as características da bruxa, de acordo com a história.
• No fim desta actividade, os alunos descobriram outros adjectivos para o mesmo nome (bruxa) e escreveram as palavras, no quadro, junto da imagem da bruxinha.


• A professora distribuiu pelos grupos uma ficha com o texto que leu, mas com lacunas e explicou que tinham de o completar com as palavras que estavam dentro de uma tabela, pois estas saltaram do texto e por isso tinham de descobrir qual era o seu lugar. FOI dado outro texto na íntegra e fEz-se o confronto entre os dois, para verificar se preencheram as lacunas com a palavra correcta. Por cada palavra colocada no lugar correcto atribuiu-se um ponto para a equipa. Somaram-se os pontos e ganhou a equipa que obteve melhor pontuação.
• Seguiu-se um breve espaço para diálogo, a fim de consciencializar os alunos para a necessidade da aplicação dos adjectivos na escrita de textos, levando-os a concluir que os enriquecem. Os alunos concluiram que estas palavras são adjectivos, porque dão qualidades aos nomes, e que os mesmos se escrevem quase sempre junto dos mesmos.
• Finalmente, elaboram um texto “A bruxinha precisa de colaboradores…”, no qual que foram aplicados alguns dos adjectivos trabalhados. No final, cada grupo fez a leitura do seu texto para a turma.

• Para finalizar esta experiência de aprendizagem cada aluno preencheu uma grelha de autoavaliação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Opolápá
Gosposteipei muipuitopo dapa vopossapa aupaulapa epe dapa brupuxapa.
Espestãopão apa perpecepeberper-mepe?
Despescupubrampam epe respesponpondampam-mepe apassimpim.Opo quepe espestápá apa apaconpontepecerper?
Beipeijipinhospos.

Anónimo disse...

ola eu sou a Lurdes.
Queridas Professoras gostei muito da aula de P.N.E da Bruxinha Berta.
Foi uma aula muito divertida.
beijinhos da Lurdes.

Turma 4.º ano disse...

Nóspós gospostapamospos muipuitopo depe depecipifrarprar espestepe texpextopo. Épé dipiverpertipidopo Fapalarpar apassimpim, napa línpingupuapa dos pêspês!