sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PNEP - Promoção do Desenvolvimento da Linguagem

O desenvolvimento da compreensão verbal implica, antes de mais, ser capaz de prestar atenção ao que o interlocutor diz, seguir o que está a ser dito e identificar o que é essencial na mensagem. Saber escutar é uma tarefa activa com grande valor informativo no que respeita quer à comunicação, quer à aprendizagem. Assim, com a actividade que proponho (A casa do João), pretendo ajudar os alunos a saber gerir as suas capacidades de atenção, apresentando-lhes, em seguida, estratégias que deverão ter em consideração.
A professora lê a história “A casa do João”
Os alunos serão desafiados a elaborarem um desenho com base no texto ouvido.















Os alunos confrontam o que desenharam com a história ouvida e recontando a história.











A professora apresenta alguns conselhos para “saber ouvir” e da necessidade de se fazer alguns registos, quando prestamos atenção ao que um interlocutor fala e da necessidade de identificar o essencial do acessório.


Os alunos ouvem novamente a história e registam, numa grelha própria, as instruções e informação essencial.
Perante essa grelha, elaboram um novo desenho.
Comparam as duas versões e concluem que há necessidade de tomar notas.

Sem comentários: