terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PNEP - Sessão tutorial VII - "O ensino de estratégias de compreensão e interpretação textuais"

Mais uma vez, os alunos do 4.º ano contaram com mais uma aula PNEP. Como sempre, adoraram!
A experiência de aprendizagem que propus teve como ponto de partida, a leitura de uma história da obra “O Espantalho Enamorado” de Ghido Visconti cujo tema “O amor” como valor universal, está relacionado com o tema do Projecto Curricular “Semeando valores...”. A escolha da obra muito teve que ver com o mês em que estamos que é o “mês do amor, do romance”.
A experiência incidiu, sobretudo, no desenvolvimento das competências e capacidades de compreensão e de interpretação textuais, com o ensino explícito de estratégias, faseada em três partes: antes da leitura; durante a leitura e depois da leitura.

Espero com esta actividade ter ensinado, aos meus alunos, estratégias para melhor compreender e interpretar os textos.

Planificação:
A professora, relaciona a temática a ser trabalhada com o mês do Amor.
Preparação:
A professora decorou a sala com motivos relacionados com o campo, colocando uma cabaça, silo, foice e outros utensílios de agricultura.

Antes da leitura:
• A professora explicitou à turma o objectivo da leitura do texto (compreensão de textos e saber elaborar resumos).
• De seguida, apresentou à turma um espantalho (menino). Activou os conhecimentos dos alunos sobre o tema.
O que é um espantalho? Para que serve? Quem os usa e quem os faz? De que é feito?
• A professora mostrou o livro referindo o título, o autor, o ilustrador, a editora, e outros dados sobre o mesmo.
• A partir do título, dos indícios gráficos e marcas tipográficas da capa do livro, os alunos foram convidados a antecipar de que se trata a história. A professora apresentou o outro espantalho (menina) e um coração.

Durante a leitura:
• A professora explicou aos alunos em que consistia a próxima tarefa e apresentou, em Power Point, as imagens da história. Os alunos puderam tomar notas sobre as imagens.
• A professora procedeu à formação de grupos de 4 alunos e distribuiu uma ficha a cada grupo contendo o princípio e o fim da história. Os alunos teriam de elaborar o desenvolvimento da história tendo como base as imagens apreciadas.
• A professora leu o texto, com recurso ao Power Point.

Depois da leitura:
• Seguiu-se um momento de discussão e confronto dos textos escritos com o texto lido.
• A professora propôs um novo desafio: “puzzle-me” que consistia em organizar a história lida com as categorias estruturais baralhadas. Para aumentar o nível de dificuldade foi dada também aos alunos, uma outra história do seu conhecimento que igualmente teriam de organizar. Os alunos colaram as histórias resumidas ordenadas numa cartolina.
• A seguir, a professora deu início a um debate: lançando a seguinte pergunta: “o que é que está no cartaz?”, levando os alunos a concluir que é um resumo e a distinguir uma narrativa de um resumo. A professora apresentou um cartaz com as estratégias de escrita de um resumo. Colocou-se esse cartaz num dos braços do espantalho e no outro um dos cartazes elaborados anteriormente (história-resumo ordenada).
• A experiência de aprendizagem terminou com discussão, em semi-círculo (sentados no chão), acerca da actividade e o que aprenderam de novo.

Em momentos posteriores, os alunos produziram espantalhos em material EVA. Com os Espantalhos da aula, criou-se um cantinho na sala para divulgação da produção de textos (resumos, BD, histórias, entre outros) dos alunos.

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