sábado, 6 de fevereiro de 2010

PNEP - O Ensino de Estratégias de Compreensão e Interpretação Textuais

Se a compreensão na leitura é influenciada pelo conhecimento prévio que o leitor tem acerca do tema em particular e do mundo, em geral, então há duas implicações pedagógicas que devemos ter sempre presente quando queremos promover uma leitura fluente.

* Explorar com os alunos antecipadamente, o tema do texto que vai ser objecto de leitura... e certificar-se de que os alunos possuem os conhecimentos suficientes para poderem compreender o texto... se não, é necessário promover a emergência desses conhecimentos...

* Promover a experiência de leitura, porque assim as crianças ampliam o seu conhecimento do mundo.

Antes da leitura
A exploração da capa abrir-nos-á as portas à análise, depois da leitura das histórias, de temas, de personagens e da trama narrativa, entre outros.

A criança observa a capa da obra, diz se a capa é do seu agrado e responde a questões como:
– Quais as cores utilizadas? Que sentimentos provoca essa escala cromática?
– Que elementos surgem na ilustração? Estão representados locais, pessoas, animais ou acções?
– Qual o título do livro? Que outras informações podemos colher desta capa?
A criança antecipa o tema da obra, justificando a sua resposta (em que medida o título do livro e a ilustração da capa o ajudaram a formular a sua hipótese).
Os alunos desenharam a capa do livro a ler, atribuiram-lhe um título e mobilizaram os conhecimentos prévios.
Ouviram com atenção a história da Carochinha, visualizando as imagens.
Durante a leitura

Considerando o teor da narrativa e os objectivos a atingir, julgam-se pertinentes breves interrupções que permitam aos leitores i) esclarecer significados de vocábulos ou expressões que desconheçam (que os preparará para a realização da actividade de aquisição de vocabulário, sugerida para depois da leitura –
«mapa de palavras»), ii) exprimir o seu ponto de vista acerca de determinadas situações das histórias e iii) observar uma ilustração, relacionando-a com o texto.

Identificaram frases que não faziam parte do texto.


Descobriram a ideia principal de uma frase
Sublinharam as ideias principais.
Leram, recortaram e ordenaram frases de acordo com o texto

Completaram frases seleccionando palavras fornecidas.
Depois da leitura
Aprenderam as estratégias a utilizar para a elaboração de um resumo.
Os alunos concluiram que tinham aprendido a fazer um resumo e que tinham adorado a actividade.
Fechar o ciclo
A análise da capa da obra foi o ponto de partida deste percurso. Foi também o ponto de chegada.
A criança está agora preparada para, retomando a capa, opinar acerca da sua adequação às histórias. Esta fase foi acompanhada de questões como: Se pudesses repensar a capa deste livro, o que manterias e o que alterarias/acrescentarias?
Note-se que, um aluno, durante a leitura expressiva da história, efectuada pela professora, tomou notas. No final, verificou que não tinha assinalado o "burro" e que tinha tomado notas conforme tinha aprendido a fazer na tutoria anterior, do PNEP.

Prof. Conceição Loureiro
Alunos do 2º Ano

Sem comentários: