terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PNEP - Sessão tutorial VIII - "O ensino de estratégias de escrita de textos"

Dois dias antes da experiência de aprendizagem proposta, a professora apresentou à turma a obra recomendada pelo Plano Nacional de leitura “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares.
Antes da leitura, seguiu-se um momento de antevisão do conteúdo do texto a partir da capa e contra-capa, fazendo o registo dos dados do livro e da antevisão numa folha própria (anexo1). A professora leu o texto e à medida que ia lendo, ia fazendo perguntas inferenciais sobre o mesmo (anexo 2). Depois da leitura, a professora distribuiu a cada aluno uma ficha com exercícios de compreensão leitora (anexo3). No dia anterior à aula, a professora formou 5 grupos de 3 alunos e apresentou-lhes um saco com 5 envelopes. O porta-voz de cada grupo retirou do saco um envelope. Cada envelope continha a imagem de um personagem/animal do texto. A professora explicou o objectivo da actividade, dizendo-lhes que cada grupo iria produzir um texto informativo sobre o animal que constava no envelope para ser publicado no jornal escolar. A professora deu início à planificação de produção de texto explicando-lhes que era necessário que cada grupo elaborasse uma “Chuva de ideias” sobre o animal, no sentido de mobilizar o conhecimento prévio e activação do conteúdo.

Planificação da aula:

Preparação:
A professora colocou um ninho feito de palha com três ovos de avestruz numa mesa, perto do painel expositivo da sala, bem como o livro “Os ovos misteriosos”. Cada ovo, no seu interior, continha um papel com cada uma das fases do processo de escrita e suas estratégias.
• A professora iniciou a aula, mencionando, de forma resumida, o trabalho feito nas aulas anteriores. A professora convidou os alunos a observarem o ninho, perguntando-lhes que ovos misteriosos seriam aqueles? O que deviam conter? A professora pegou no ovo n.º 1 e retirou do seu interior um papel, levando os alunos a reflectirem sobre a importância da planificação e fez o mesmo procedimento para os ovos n.º 2 (textualização) n.º 3 (revisão).

• De seguida, questionou os alunos acerca “O que sabem sobre o animal é suficiente para escrever o texto? A professora distribuiu a cada grupo de alunos um texto informativo sobre o animal a trabalhar para que estes pudessem confrontar as suas ideias/informações da “chuva de ideias” com as informações contidas no texto informativo distribuído, deixando-os decidir sobre a integração ou não de elementos em falta na “chuva de ideias”. Os alunos deveriam ainda sublinhar os termos considerados mais importantes para figurarem no texto.

• Logo a seguir, a professora distribuiu umas grelhas para que os alunos pudessem organizar todas as informações, em categorias.

• Antes de iniciarem a textualização, cada grupo fez uma apresentação à turma do que se planificou, ou seja, do que se pensa vir a escrever no texto, das decisões já tomadas e respectiva justificação. Na sequência da apresentação, os alunos puderam receber sugestões por parte dos colegas, activando também a estratégia colaborativa.

• Com base na planificação e sugestões dos colegas e da professora, seguiu-se a textualização, com a produção da 1.ª versão, ou seja, do pré-texto numa ficha própria. Nesta ficha, foram enumeradas algumas estratégias a ter em conta. Durante a fase de textualização, as crianças depararam-se com diferentes tipos de problemas. Para os resolverem, recorreram à professora, aos colegas e a uma ficha autocorrectiva. Estes momentos de reflexão e de revisão conduziram sempre à reescrita da versão mais recente, tendo como objectivo o aperfeiçoamento das sucessivas versões do texto inicialmente redigido.

• Para finalizar a actividade, os grupos de alunos iriam elaborar os Bilhetes de Identidade dos animais, passar no computador os textos produzidos e elaborar cartazes para apresentarem em grande grupo e serem colocados em lugar de destaque nos painéis da escola e, ainda, para serem publicados no jornal escolar. Note-se que esta última actividade será realizada em momentos posteriores à sessão tutorial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu acho que estas fotos estao muito giras.